Inteligência Emocional e Saúde Mental no âmbito do projecto Erasmus “A Greener World, a Happier Community” turma 24_ACD_2526
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Aumentar a “literacia emocional”, ou seja, a capacidade para conhecer, reconhecer e saber lidar melhor com as emoções; - Encontrar pistas concretas para promover a “autoconsciência emocional” e fortalecer o equilíbrio pessoal; - Desenvolver a autorregulação e o controlo das emoções, de modo a que possam facilitar, e não prejudicar, a interação e a performance; - Saber escutar os outros e gerar relacionamentos produtivos, capitalizando o potencial produtivo das diferenças; - Aumentar o autoconhecimento tomando consciência das suas competências emocionais, promovendo um crescimento pessoal e profissional; - Explorar o potencial da “inteligência emocional” para aumentar a sua capacidade profissional e satisfação no trabalho letivo; - Desenvolver as competências sociais ao nível da Inteligência Emocional.
Metodologias
- Inteligência emocional - Autoconsciência emocional - Autorregulação emocional - Empatia - Competências sociais
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |