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Identidade (WHO), motivação (WHY), representação (WHAT), ação e expressão (HOW): a inclusão na sala de aula com o DUA turma 76_2526_P2030

Apresentação

Com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, o DUA (desenho universal para a aprendizagem) - juntamente com a intervenção multinível - surge como a estratégia metodológica a privilegiar. Vem, assim, para Portugal um modelo que tem mais de 30 anos nos Estados Unidos da América (http://www.cast.org/) e que, de facto, parece ser a verdadeira resposta à pergunta: Como incluir todos os alunos na sala de aula, desde os alunos com mais capacidades até aos alunos com dificuldades significativas na aprendizagem? Algumas tentativas de implementação têm sido já empreendidas em Portugal; contudo, constata-se que, sete anos após a publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, se está a fazer mais do mesmo – pouco se está a fazer de diferente comparativamente com práticas anteriores, e, caso não se perceba o que efetivamente é o DUA, irá continuar a ouvir-se perante o termo DUA, “isso já eu faço”, confundindo-se DUA com métodos de ensino que potenciam a aprendizagem ativa ou com a diferenciação pedagógica (esta, agora, prevista na alínea a) das medidas universais – art.º 8.º do Decreto-Lei n.º 54/2018). Existem, de facto, alguns mitos que têm de ser esclarecidos e caminhos específicos que têm de ser percebidos ou de nada servirá a existência desta possibilidade de inclusão. Esta formação tem, portanto, como objetivo esclarecer o que é e o que não é o DUA; tem como objetivo também falar sobre a última versão proposta pelo CAST (https://udlguidelines.cast.org/more/about-guidelines-3-0/), que é a versão 3.0; tem, além disso, como grande objetivo apresentar propostas de implementação do DUA e treino de construção de outras propostas, e a realização de reflexões conjuntas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final da formação, os formandos deverão ficar a conhecer: •Conceitos associados à inclusão •Conceitos associados à equidade •Conceitos associados à diversidade •A última versão do DUA, segundo o CAST (3.0) •O que prevê o DL 54/2018, de 6 de julho, quanto à implementação do DUA •Como planificar uma aula DUA

Conteúdos

SESSÃO SÍNCRONA # 1 | 3h 1. APRESENTAÇÃO DA AÇÃO, INCLUINDO TRABALHOS DAS SESSÕES ASSÍNCRONAS E AVALIAÇÃO (1h); 2. INCLUSÃO, EQUIDADE E DIVERSIDADE (1h30) 2.1. O que diz o DL 54/2018, de 6 de julho; 2.2. O perfil dos professores inclusivos; 2.3. O que se entende por “todos são mesmo todos”. 3. PREPARAÇÃO DA PRIMEIRA SESSÃO ASSÍNCRONA (30 mn): caracterização de uma turma real ou hipotética, naturalmente heterogénea. SESSÃO ASSÍNCRONA # 1 | 1h 4. Preenchimento de grelha facultada pela formadora: caracterização de uma turma real ou hipotética, naturalmente heterogénea (1h). SESSÃO SÍNCRONA # 2 | 3h 5. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO ASSÍNCRONO (30 mn) 6. INTRODUÇÃO AO DUA (2h) • Levantamento do conhecimento da turma quanto a esta opção metodológica; • O que é e o que não é o DUA; 7. PREPARAÇÃO DA SEGUNDA SESSÃO ASSÍNCRONA (30 mn): pensar no tema e nos objetivos de uma aula para a turma já caracterizada. SESSÃO ASSÍNCRONA # 2 | 1h 8. Início do preenchimento de um documento, referente ao tema e aos objetivos de uma aula para a turma já caracterizada. Envio à formadora e recolha de feedback. SESSÃO SÍNCRONA # 3 | 3h 9. A VERSÃO 3.0 DO DUA: PRIMEIRO PRINCÍPIO (2H) 10. EXEMPLOS DA ATIVAÇÃO DO PRIMEIRO PRINCÍPIO DO DUA (30 mn) 11. PREPARAÇÃO DA TERCEIRA SESSÃO ASSÍNCRONA (30 mn): ativação do primeiro princípio do DUA SESSÃO ASSÍNCRONA # 2 | 2h 1. Preenchimento de um documento, referente à ativação do primeiro princípio do DUA. Envio à formadora e recolha de feedback. SESSÃO SÍNCRONA # 4 | 3h 2. O SEGUNDO PRINCÍPIO E EXEMPLOS DA ATIVAÇÃO DO SEGUNDO PRINCÍPIO DO DUA (2h30) 3. PREPARAÇÃO DA QUARTA SESSÃO ASSÍNCRONA (30 mn): ativação do segundo princípio do DUA SESSÃO ASSÍNCRONA # 3 | 1h 12. Preenchimento de um documento, referente à ativação do segundo princípio do DUA. Envio à formadora e recolha de feedback. SESSÃO SÍNCRONA # 5 | 3h 13. O TERCEIRO PRINCÍPIO E EXEMPLOS DA ATIVAÇÃO DO TERCEIRO PRINCÍPIO DO DUA (2h) 14. MÉTODOS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA (30 mn) 15. PREPARAÇÃO DA QUARTA SESSÃO ASSÍNCRONA (30 mn): ativação do terceiro princípio do DUA e organização da turma no âmbito do método de aprendizagem cooperativa escolhido. SESSÃO ASSÍNCRONA # 4 | 2h 16. Preenchimento de um documento, referente à ativação do terceiro princípio do DUA e organização da turma no âmbito do método de aprendizagem cooperativa escolhido. Envio à formadora e recolha de feedback. SESSÃO SÍNCRONA # 6 | 3h 17. APRESENTAÇÃO À TURMA DAS PLANIFICAÇÕES PRODUZIDAS QUE RESULTAM DO TRABALHO E DO FEEDBACK RECOLHIDO PELA FORMADORA; 18. AVALIAÇÃO DA AÇÃO.

Metodologias

 Trabalhos em grupo (método de ensino socializado) para análise e preenchimento de documentos;  Haverá momentos em que o trabalho irá acontecer em grande grupo (turma), numa vertente mais teórica; outros, alternando entre grande grupo e grupos de trabalhos; no caso do trabalho assíncrono, serão realizados em grupos de trabalho, que estarão em diálogo com a formadora, a quem irão entregar o trabalho pedido até à data acordada.  Será dado relevo à reflexão crítica do trabalho produzido e à apresentação de práticas recomendadas, pela formadora e pelos formandos.

Avaliação

• 20% - Participação nas sessões; • 50% - Realização do trabalho previsto para cada sessão assíncrona e qualidade da sua apresentação em grande grupo (10% para cada trabalho, num total de 5); • 30% - Relatório final.

Bibliografia

CAST UDL. 2006. Learn About Universal Design for Learning (UDL). Disponível em: http://bookbuilder.cast.org/learn.php. Acesso em: 16/01/2017.Chtena, N. 2016. Teaching Tips For an UDL-Friendly Classroom: Advice for implementing strategies based on Universal Design for Learning. Disponível em: https://www.insidehighered.com/blogs/gradhacker/teaching-tips-udl-friendly-classroom. Acesso em: 14/01/2017.Griful-Freixenet, J., Struyven, K., Vantieghem, W., & Gheyssens, E. (2020). Exploring the interrelationship between Universal Design for Learning (UDL) and Differentiated Instruction (DI): A systematic review. Educational Research Review, 29, 100306.Murawski, W. W., & Scott, K.L. (Eds.). (2019). What Works With Universal Design for Learning. Corwin Press.

Formador

Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 19-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 02-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 23-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 09-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 23-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 02-02-2026
Fim: 21-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137443/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: na Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

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