Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário – 11º e 12º anos turma 00A_2526_P2030

Apresentação

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentoscurriculares em Matemática do Ensino Secundário, esta nova formação será focada nos Temas do 11º ano antes não trabalhados, nomeadamente a Matemática Discreta, assim como nos principais Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano.

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Objetivos

No final da formação, os professores devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática, com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como emtodos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como em todos os Temas do 12º ano, incluindoos três Temas Opcionais do 12º ano; - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como em todos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do12º ano.

Conteúdos

Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE e Ideias inovadoras do Currículo (2,5 horas): a Matemática para a Cidadania, o Pensamento computacional, a diversificação de temas no currículo e a Matemática para todos, assumindo-seque o currículo na escolaridade obrigatória deve dar resposta a todos os alunos, tendo em vista a sua formação matemática enquanto cidadãos, proporcionando-lhes uma experiência rica, adequada ao seu nível etário e ao alcance de todos; - Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais com foco no Tema da Matemática Discreta do 11º ano, assim como em todos os Temas do 12º ano, incluindo os três Temas Opcionais do 12º ano (2,5 horas): Resolução de problemas, modelação e conexões, Raciocínio dedutivo e lógica matemática,Recurso sistemático à tecnologia, Tarefas e recursos educativos, Práticas enriquecedoras e criatividade, Organização do trabalho dos alunos, Comunicação matemática, Avaliação para a aprendizagem. - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (10 horas) com foco no 11º ano e no 12º anos: Matemática Discreta (11º ano); Probabilidade (12º ano); Funções contínuas e deriváveis (12º ano); Resolução aproximada de equações (12º ano); Introdução à inferência estatística (12º ano);Primitivas imediatas e Integrais definidos (12º ano); Matrizes e transformações geométricas (12º ano). - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas (10 horas): Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade,bem como no cálculo numérico e simbólico; Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; Desenvolvimento do pensamentocomputacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas. Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Metodologias

A oficina terá sessões centradas na análise e apropriação dos documentos curriculares, nomeadamente nas orientações curriculares, nas ideias inovadoras, nas ideias-chave e na exploração de conceitos integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas. Durante a formação o trabalho deve contemplar a complementaridade entre momentos de trabalho em pequenos grupos e apresentações e discussões no grande grupo. No final da oficina os formandos realizarão a preparação, apresentação e discussão dos trabalhos realizados, que deverãoenfatizar a reflexão sobre o seu papel na implementação do currículo. Nesta altura também será realizada a avaliação da oficina.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Graça Martins, M. E. (2005). Introdução à Probabilidade e à Estatística, com complementos de Excel. Sociedade Portuguesa de Estatística. Graça Martins, M. E., e Loura, L. (2002). Estatística, Modelos de Probabilidade e Introdução à Inferência Estatística (edição da responsabilidade do DES, Lisboa). Obtido de https://www.dge.mec.pt/recursos-multimedia-online. Sebastião e Silva, J. (1975-1978). Compêndio de Matemática (3 volumes). Lisboa: GEP. COMAP (2016). FOR ALL PRACTICAL PURPOSES - Mathematical Literacy in Today’s World. New York: W. H. Freeman and Company. Teixeira, P., Precatado, A., Albuquerque, C., Antunes, C., e Nápoles, S. (1999). Funções - 12º ano. Lisboa: Ministério da Educação.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-01-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 15-01-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 22-01-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 29-01-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
5 05-02-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
6 12-02-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 19-02-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 26-02-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
9 05-03-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 12-03-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Início: 08-01-2026
Fim: 12-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136477/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde/Online