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Aprendizagens Essenciais de Matemática do Profissional e Matemática B para o Ensino Secundário - 11º e 12º anos turma 00_2526_P2030

Apresentação

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática do Ensino Profissional e Matemática B) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2024/2025, no que respeita ao 10.º ano de escolaridade; b) 2025/2026, no que respeita ao 11.º ano de escolaridade; c) 2026/2027, no que respeita ao 12.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Secundário, esta formação será focada nos Temas do 11º ano, nomeadamente a Probabilidade, Distâncias inacessíveis, Matemática e Arte, assim como nos módulos opcionais da Matemática do Profissional que aparecem de novo, como Matemática comercial, Matemática laboral, Biomatemática e Criptografia.

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Objetivos

No final da formação, os professores devem: -Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática do Ensino Profissional e Matemática B), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática, com foco em Temas do 11º ano de Matemática B e dos módulos novos da Matemática do Ensino Profissional; - Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática do Ensino Profissional e Matemática B), com foco em Temas do 11º ano de Matemática B e dos módulos novos da Matemática do Ensino Profissional; - Ser capazes de refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática do Ensino Profissional e Matemática B), com foco em Temas do 11º ano de Matemática B e dos módulos novos da Matemática do Ensino Profissional.

Conteúdos

- Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE e Ideias inovadoras do Currículo (2,5 horas): a Matemática para a Cidadania, o Pensamento computacional, a diversificação de temas no currículo e a Matemática para todos, assumindo-se que o currículo na escolaridade obrigatória deve dar resposta a todos os alunos, tendo em vista a sua formação matemática enquanto cidadãos, proporcionando-lhes uma experiência rica, adequada ao seu nível etário e ao alcance de todos; - Operacionalização das Aprendizagens Essenciais (12,5 horas) com foco nos temas que aparecem de novo em Matemática B e/ou na Matemática do Ensino Profissional: Probabilidade, Introdução à Inferência Estatística, Matemática e arte, Distâncias inacessíveis, Matemática comercial, Matemática laboral, Biomatemática, Criptografia; - Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas (10 horas): Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos; o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico; o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais; o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas; preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.

Metodologias

Presencial: A oficina terá sessões centradas na análise e apropriação dos documentos curriculares, nomeadamente nas orientações curriculares, nas ideias inovadoras, nas ideias-chave e na exploração de conceitos integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas. Durante a formação o trabalho deve contemplar a complementaridade entre momentos de trabalho em pequenos grupos e apresentações e discussões no grande grupo. No final da oficina os formandos realizarão a preparação, apresentação e discussão dos trabalhos realizados, que deverão enfatizar a reflexão sobre o seu papel na implementação do currículo. Nesta altura também será realizada a avaliação da oficina. Trabalho Autónomo: De forma intercalada será desenvolvido trabalho autónomo pelos formandos, com a leitura das AE e de textos disponibilizados, com a planificação, concretização e reflexão da intervenção na prática, preparação da apresentação, em pequenos grupos, dessa intervenção e elaboração de um trabalho final individual.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.

Bibliografia

Veloso, E. (1998). Geometria: Temas Actuais: materiais para professores. Lisboa: IIE.Graça Martins, M. E., e Loura, L. (2002). Estatística, Modelos de Probabilidade e Introdução à Inferência Estatística (edição da responsabilidade do DES, Lisboa). Obtido de https://www.dge.mec.pt/recursos-multimedia-onlineCOMAP (2016). FOR ALL PRACTICAL PURPOSES - Mathematical Literacy in Today’s World. New York: W. H. Freeman and Company.OCDE. (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. OCDE.Devlin, K. (2002). Matemática - A ciência dos padrões. Porto: Porto Editora.

Formador

Carlos Alberto Marques Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 15-11-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
3 15-11-2025 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
4 27-11-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 15-01-2026 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 31-01-2026 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
7 31-01-2026 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
8 12-02-2026 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
9 26-02-2026 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 15-10-2025
Fim: 28-01-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136478/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: None