
Alunos migrantes em contexto sala de aula metodologias e práticas turma 00_2526_P2030
Apresentação
O contexto académico atual em Portugal obriga a um trabalho muito diversificado no acolhimento de alunos refugiados, migrantes ou deslocados, uma vez que estes enfrentam frequentemente dificuldades de adaptação a um novo ambiente de aprendizagem, não só pela questão da barreira linguística mas também pela barreira social e cultural. Os profissionais do ensino necessitam recorrer a metodologias de acção que privilegiem as orientações e o intercâmbio de boas práticas para conseguirem dar resposta às necessidades de aprendizagem dos estudantes em salas de aula cada vez mais diversificadas e multilingues. Assim, pretende-se com este curso capacitar os professores para o desenvolvimento de estratégias de acolhimento e integração eficazes dos alunos migrantes, através da apresentação de propostas metodológicas, baseadas inicialmente na desconstrução de mitos, preconceitos e estereótipos (conscientes ou inconscientes), com o objetivo de ultrapassar barreiras e limitações existentes e promover uma verdadeira cultura de diversidade em sala de aula, contribuindo assim para o sucesso do processo integrativo. O curso está também vocacionado para a divulgação de novas abordagens pedagógicas, em torno das metodologias de aprendizagem dos conteúdos curriculares.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Pretende-se com este curso aumentar os conhecimentos, as competências e as capacidades dos professores para o desenvolvimento de estratégias de acolhimento e integração eficazes dos alunos migrantes, através da apresentação de propostas metodológicas, baseadas inicialmente na desconstrução de mitos, preconceitos e estereótipos, com o objetivo ultrapassar barreiras e limitações existentes e promover uma verdadeira cultura de diversidade em sala de aula, contribuindo assim para o sucesso do processo integrativo. É ainda importante divulgar abordagens pedagógicas diversificadas, em torno das metodologias ativas de aprendizagem dos conteúdos curriculares.
Conteúdos
- Quadro legal do trabalho no âmbito do PLNM (Despacho 2044/2022, de 16/02); - Princípios para a inclusão de alunos migrantes em contexto escolar; - Metodologias, estratégias e atividades que a escola/professor poderá(ão) mobilizar para concretizar os princípios da inclusão de alunos migrantes; - Perspetivas sobre a avaliação em PLNM (a avaliação da proficiência linguística; dinâmicas e instrumentos de (auto)regulação das aprendizagens.
Metodologias
Explorar os conteúdos da ação, recorrendo a metodologias participativas onde cada formando tem um papel central promovendo o isomorfismo de práticas. Solicitar aos formandos que, individualmente e em grupo, analisem documentos, planeiem e concebam materiais para agilizar práticas pedagógicas em contexto de sala de aula, mobilizando os conceitos abordados, apresentando-os ao grande grupo. Discutir/refletir sobre os trabalhos apresentados, assim como partilha de experiências dos trabalhos desenvolvidos em contexto real de prática com alunos migrantes.
Avaliação
No que se refere à avaliação dos formandos, será efetuada em regime de continuidade do desempenho dos mesmos, incidindo na participação e trabalho produzido nas sessões presenciais/autónomas. No final da formação, os formandos serão avaliados individualmente, de acordo com a qualidade dos recursos produzidos, expressa nos documentos apresentados e durante a sua apresentação/ discussão em plenário. A avaliação final da formação expressa-se de acordo com a escala quantitativa de 1 a 10 valores, acompanhada uma menção qualitativa (Insuficiente; Regular, Bom, Muito Bom e Excelente), tal como consta no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Parâmetros avaliáveis: processo de formação (dinâmica, pertinência) 25%; produto de formação (correção, qualidade, pertinência) 60%; reflexão final sobre a ação 15%.
Bibliografia
Direção-Geral da Educação. (2024). Inclusão de alunos migrantes em meio educativoLEIRIA. I ( coord) 2008. Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) Ensino Secundário Formação Geral Cursos Científico-Humanísticos, Lisboa : DGIDCMADEIRA.A, et al, Estudo de Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo PortuguêsQuadro legal em vigor
Formador
Ana Cristina de Sousa Martins