458

Filosofia para Crianças e Jovens: Didática para Educadores e Professores turma 29_2526_P2030

Apresentação

A APEFP e o seu Centro de Formação iniciou com esta ação de formação um processo de implementação de projetos de Filosofia para Crianças e jovens por todo o país. Assim, desde o ensino pré-escolar e até ao 3º Ciclo do ensino básico, diversos Agrupamentos, começaram a incluir esta área na Oferta Complementar Educativa, sendo os professores que receberam a formação os supervisores dos mesmos com a colaboração da APEFP. A continuidade deste curso que já leva 49 edições realizadas é essencial em razão dos inúmeros pedidos de agendamento por parte de muitos outros Agrupamentos que querem também implementar o projeto. Outra razão é a colaboração que a APEFP tem com diversos Centros de Formação escolares para levar a efeito este Curso. O sucesso deste curso advém do reconhecimento das vantagens da Filosofia para Crianças ao nível do desenvolvimento cognitivo, criativo, afetivo e social

Destinatários

Professores dos Grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Objetivos

1. Possibilitar aos professores, através da filosofia, o acesso a uma abordagem educativa integrada, reflexiva, crítica e criativa propiciadora do desenvolvimento de habilidades de pensamento; 2. ­ Fornecer as bases necessárias para a prática com qualidade do diálogo e do relacionamento interpessoal. 3. ­ Proporcionar a apreensão da indagação filosófica e a experiência da sua constituição; 4. ­ Desenvolver a a consciência da necessidade da educação para a cidadania e a ética 5. ­ Promover a participação no exercício de um pensar em “comunidade de investigação”/questionamento.

Conteúdos

1­ História, fundamentos e pressupostos do Programa Filosofia para Crianças ( 2 horas ) 1.1­ Sua génese e o seu desenvolvimento; 1.2­ Suas eventuais potencialidades; 2­ As metodologias da Filosofia para Crianças (2 horas) 2.1­ Breve apresentação das metodologias em Filosofia para Crianças 3 ­ O papel do diálogo na prática da filosofia para crianças e jovens, em sala de aula (4 horas) 3.1.­ A prática dialógica na comunidade de investigação: possibilidades de uma educação para o pensar. 3.2. ­A comunidade de investigação na sala de aula. 4. Temas e conceitos para a prática pedagógica das sessões de Filosofia para crianças e Jovens (1 hora) 5. Preparação e Elaboração de Plano de sessão de FpCJ ( 3 horas)

Metodologias

­ Tendo em atenção a especificidade do Curso, a metodologia será essencialmente ativa e participativa. Os recursos utilizados serão os manuais e materiais próprios para a prática de Filosofia para Crianças e Jovens

Avaliação

Tendo em consideração a aplicação do número 3 do artigo 13º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, de acordo o nº 2 do artigo 46º do ECD, aprovado pelo Decreto­lei nº 41/2012, de 21 de fevereiro e as Cartas Circular CCPFC­3/2007 e CCPFC­1/2008: • a todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas; ­ de 9,0 a 10,0 valores — Excelente ­ de 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom ­ de 6,5 a 7,9 valores — Bom ­ de 5,0 a 6,4 valores — Regular ­ de 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente ­ sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: • Participação • Realização das Tarefas nas Sessões - 25% • Produção de Trabalhos e/ou Materiais e/ou procedimentos • Reflexão crítica - 75% • as classificações quantitativa e qualitativa atribuídas a cada formando constarão do respetivo Certificado; • não serão emitidos Certificados aos formandos não aprovados;

Bibliografia

Brenifier, Óscar, Colecção Filosofia para Crianças; Edições DinaLivro,2007Freitas, Anselmo, Filosofia para Crianças - algumas reflexões, métodos e ideias, Edições APEFP, Braga, 2017Oliveira, Eugénio (Coord), Manual de Planos de Sessão de Filosofia para Crianças e Jovens, Edições APEFP, Braga, 2015Oliveira, Eugénio, O Artesão da Felicidade - Filosofia para Crianças: um diálogo humanizante, Chiado Editora, Lisboa, 2016Rolla, Noémia, Filosofia para Crianças, Porto Editora, 2004

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos: 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 25/26 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 10/10/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Critérios gerais de seleção de formandos: 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 25/26 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 10/10/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Formador

Helena de Fátima Gonçalves de Castro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 16-10-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 21-10-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 23-10-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 14-10-2025
Fim: 23-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125829/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

INSCREVER-ME