
Filosofia para Crianças e Jovens: Didática para Educadores e Professores turma 29_2526_P2030
Apresentação
A APEFP e o seu Centro de Formação iniciou com esta ação de formação um processo de implementação de projetos de Filosofia para Crianças e jovens por todo o país. Assim, desde o ensino pré-escolar e até ao 3º Ciclo do ensino básico, diversos Agrupamentos, começaram a incluir esta área na Oferta Complementar Educativa, sendo os professores que receberam a formação os supervisores dos mesmos com a colaboração da APEFP. A continuidade deste curso que já leva 49 edições realizadas é essencial em razão dos inúmeros pedidos de agendamento por parte de muitos outros Agrupamentos que querem também implementar o projeto. Outra razão é a colaboração que a APEFP tem com diversos Centros de Formação escolares para levar a efeito este Curso. O sucesso deste curso advém do reconhecimento das vantagens da Filosofia para Crianças ao nível do desenvolvimento cognitivo, criativo, afetivo e social
Destinatários
Professores dos Grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Objetivos
1. Possibilitar aos professores, através da filosofia, o acesso a uma abordagem educativa integrada, reflexiva, crítica e criativa propiciadora do desenvolvimento de habilidades de pensamento; 2. Fornecer as bases necessárias para a prática com qualidade do diálogo e do relacionamento interpessoal. 3. Proporcionar a apreensão da indagação filosófica e a experiência da sua constituição; 4. Desenvolver a a consciência da necessidade da educação para a cidadania e a ética 5. Promover a participação no exercício de um pensar em comunidade de investigação/questionamento.
Conteúdos
1 História, fundamentos e pressupostos do Programa Filosofia para Crianças ( 2 horas ) 1.1 Sua génese e o seu desenvolvimento; 1.2 Suas eventuais potencialidades; 2 As metodologias da Filosofia para Crianças (2 horas) 2.1 Breve apresentação das metodologias em Filosofia para Crianças 3 O papel do diálogo na prática da filosofia para crianças e jovens, em sala de aula (4 horas) 3.1. A prática dialógica na comunidade de investigação: possibilidades de uma educação para o pensar. 3.2. A comunidade de investigação na sala de aula. 4. Temas e conceitos para a prática pedagógica das sessões de Filosofia para crianças e Jovens (1 hora) 5. Preparação e Elaboração de Plano de sessão de FpCJ ( 3 horas)
Metodologias
Tendo em atenção a especificidade do Curso, a metodologia será essencialmente ativa e participativa. Os recursos utilizados serão os manuais e materiais próprios para a prática de Filosofia para Crianças e Jovens
Avaliação
Tendo em consideração a aplicação do número 3 do artigo 13º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, de acordo o nº 2 do artigo 46º do ECD, aprovado pelo Decretolei nº 41/2012, de 21 de fevereiro e as Cartas Circular CCPFC3/2007 e CCPFC1/2008: a todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas; de 9,0 a 10,0 valores Excelente de 8,0 a 8,9 valores Muito Bom de 6,5 a 7,9 valores Bom de 5,0 a 6,4 valores Regular de 1,0 a 4,9 valores Insuficiente sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: Participação Realização das Tarefas nas Sessões - 25% Produção de Trabalhos e/ou Materiais e/ou procedimentos Reflexão crítica - 75% as classificações quantitativa e qualitativa atribuídas a cada formando constarão do respetivo Certificado; não serão emitidos Certificados aos formandos não aprovados;
Bibliografia
Brenifier, Óscar, Colecção Filosofia para Crianças; Edições DinaLivro,2007Freitas, Anselmo, Filosofia para Crianças - algumas reflexões, métodos e ideias, Edições APEFP, Braga, 2017Oliveira, Eugénio (Coord), Manual de Planos de Sessão de Filosofia para Crianças e Jovens, Edições APEFP, Braga, 2015Oliveira, Eugénio, O Artesão da Felicidade - Filosofia para Crianças: um diálogo humanizante, Chiado Editora, Lisboa, 2016Rolla, Noémia, Filosofia para Crianças, Porto Editora, 2004
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos: 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 25/26 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 10/10/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos
Critérios gerais de seleção de formandos: 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 25/26 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 10/10/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos
Formador
Helena de Fátima Gonçalves de Castro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 21-10-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |