Aplicações práticas da Robótica, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial Generativa no ensino de tecnologias informáticas a alunos de cursos profissionais turma 00_2526_P2030
Apresentação
Esta ação visa capacitar professores para o uso pedagógico e prático de tecnologias emergentes, respondendo às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e dinâmico. Com o avanço acelerado da transformação digital, estas áreas desempenham um papel central na formação de futuros profissionais, especialmente em cursos profissionais, onde a aplicação prática dos conceitos é essencial para o desenvolvimento de competências. Esta formação adquire relevância, pois os professores participantes atuam em escolas que terão Centros Tecnológicos Especializados (CTE). Estes centros são infraestruturas inovadoras que visam modernizar a oferta formativa do ensino profissional, proporcionando aos alunos acesso a equipamentos de última geração e metodologias alinhadas com as exigências do setor produtivo, sendo crucial que os professores estejam preparados para integrá-los nas práticas pedagógicas. A robótica e a realidade aumentada oferecem abordagens interativas e práticas, enquanto a inteligência artificial generativa possibilita o desenvolvimento de soluções criativas e personalizadas. Ao dominar essas tecnologias, os professores poderão explorar as potencialidades dos equipamentos dos CTE, promovendo o envolvimento dos estudantes e alinhando-se às competências previstas no Quadro Europeu de Qualificações. Esta ação insere-se no plano de atividades das escolas/agrupamento de Escolas ao atender às metas relacionadas com inovação pedagógica e ao reforço das competências digitais dos professores.
Destinatários
Professores do Grupo 550 e 540
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550 e 540. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550 e 540.
Objetivos
Esta ação tem como principal objetivo capacitar os professores para integrar tecnologias emergentes nas práticas pedagógicas, promovendo uma abordagem mais dinâmica, interativa e alinhada com as exigências do mercado de trabalho na área da Informática. Pretende-se que os professores adquiram competências para utilizar ferramentas de robótica, realidade aumentada e inteligência artificial generativa, adaptando conteúdos e metodologias às potencialidades dos Centros Tecnológicos Especializados que serão instalados nas suas escolas. Essa formação visa fomentar o uso de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e resolução de problemas, transformando o ensino numa experiência prática e contextualizada. Os efeitos esperados incluem a modernização dos materiais didáticos, com a criação de recursos digitais inovadores, e a adoção de procedimentos que promovam maior envolvimento dos alunos, preparando-os para os desafios de uma sociedade digital.
Conteúdos
Introdução às Tecnologias Emergentes no Ensino (6h) ●Panorama das tecnologias emergentes na educação. ●Importância da robótica, realidade aumentada e IA generativa no ensino profissional. ●Impacto dos Centros Tecnológicos Especializados na modernização das práticas pedagógicas. Robótica educativa: Princípios e Aplicações (10h) ●Fundamentos da robótica e as suas aplicações no ensino. ●Programação de robôs com ferramentas educativas (p.e., Arduino, LEGO Mindstorms). ●Desenvolvimento de atividades práticas com robótica para resolução de problemas. Realidade Aumentada (RA) no Ensino (10h) ●Conceitos básicos de RA e diferenciação de outras tecnologias imersivas. ●Ferramentas para criação de experiências de RA (e.g., Unity, apps educativas). ●Desenvolvimento de materiais didáticos interativos utilizando RA. Inteligência Artificial Generativa no Ensino (10h) ●Introdução à IA generativa: conceitos e aplicações. ●Exploração de ferramentas baseadas em IA (p.e., ChatGPT, DALL·E). ●Criação de conteúdos didáticos inovadores e personalização da aprendizagem com IA. Integração destas Tecnologias no Ensino Profissional (8h) ●Metodologias ativas e abordagens baseadas em projetos com tecnologias emergentes. ●Planificação de atividades integradas: robótica, RA e IAGen. ●Estudos de caso e boas práticas em escolas com Centros Tecnológicos Especializados já instalados. Avaliação e Sustentabilidade (6h) ●Avaliação do impacto das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. ●Sustentabilidade e atualização contínua dos materiais e práticas. Reflexão coletiva e planificação de ações futuras.
Metodologias
Presencial: Introdução e Sensibilização (2h): Apresentação da ação e discussão inicial sobre tecnologias emergentes no ensino. Demonstrações Práticas (7h): Exploração guiada de ferramentas de robótica, realidade aumentada e IA generativa. Atividades Práticas (10h): Desenvolvimento de projetos com robótica, criação de materiais com RA e uso de IA generativa em atividades pedagógicas. Planeamento Pedagógico (4h): Elaboração de planos de aula e simulação de atividades com feedback entre pares. Avaliação Presencial (2h): Apresentação dos projetos e reflexão coletiva sobre a sua aplicabilidade. Trabalho Autónomo: Estudo Dirigido (6h): Leitura de materiais teóricos, vídeos tutoriais e estudos de caso. Atividades Autónomas (12h): Criação de protótipos com RA, IAGen ou robótica e partilha numa plataforma digital. Planificação Final (7h): Elaboração de planos de aula e uma reflexão crítica sobre a aplicação prática.
Avaliação
A) Participação na ação (contributos; intervenção nas sessões). B) Trabalhos/produtos desenvolvidos (observação de práticas; portefólio de exercícios; plano de trabalho individual; Aplicação de competências ao contexto - plano de intervenção; avaliação de práticas e materiais de apoio; (re)construção de unidades didáticas). C) Reflexão individual sobre o percurso formativo desenvolvido. A Classificação de cada formando será realizada por níveis de desempenho na escala de 1 a 10.
Bibliografia
Algoritmia, Programação e Robótica - com a TI-Nspire CX II-T Edição: 2019 ISBN: 978-972-722-898-0 Editora: FCADescobrindo o Potencial do ChatGPT em Sala de Aula Guia para professores e alunos ISBN: 9789893774120 Edição: 2024 Editor: LisbonPress
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 25/26 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 10/10/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos
Critérios gerais de seleção de formandos: 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 25/26 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 10/10/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos
Formador
Paulo Jorge Nogueira Torcato
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 22-11-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 22-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
| 4 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
| 5 | 07-01-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 6 | 14-01-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 8 | 07-02-2026 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |