456

Aplicações práticas da Robótica, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial Generativa no ensino de tecnologias informáticas a alunos de cursos profissionais turma 00_2526_P2030

Apresentação

Esta ação visa capacitar professores para o uso pedagógico e prático de tecnologias emergentes, respondendo às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e dinâmico. Com o avanço acelerado da transformação digital, estas áreas desempenham um papel central na formação de futuros profissionais, especialmente em cursos profissionais, onde a aplicação prática dos conceitos é essencial para o desenvolvimento de competências. Esta formação adquire relevância, pois os professores participantes atuam em escolas que terão Centros Tecnológicos Especializados (CTE). Estes centros são infraestruturas inovadoras que visam modernizar a oferta formativa do ensino profissional, proporcionando aos alunos acesso a equipamentos de última geração e metodologias alinhadas com as exigências do setor produtivo, sendo crucial que os professores estejam preparados para integrá-los nas práticas pedagógicas. A robótica e a realidade aumentada oferecem abordagens interativas e práticas, enquanto a inteligência artificial generativa possibilita o desenvolvimento de soluções criativas e personalizadas. Ao dominar essas tecnologias, os professores poderão explorar as potencialidades dos equipamentos dos CTE, promovendo o envolvimento dos estudantes e alinhando-se às competências previstas no Quadro Europeu de Qualificações. Esta ação insere-se no plano de atividades das escolas/agrupamento de Escolas ao atender às metas relacionadas com inovação pedagógica e ao reforço das competências digitais dos professores.

Destinatários

Professores do Grupo 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550.

Objetivos

Esta ação tem como principal objetivo capacitar os professores para integrar tecnologias emergentes nas práticas pedagógicas, promovendo uma abordagem mais dinâmica, interativa e alinhada com as exigências do mercado de trabalho na área da Informática. Pretende-se que os professores adquiram competências para utilizar ferramentas de robótica, realidade aumentada e inteligência artificial generativa, adaptando conteúdos e metodologias às potencialidades dos Centros Tecnológicos Especializados que serão instalados nas suas escolas. Essa formação visa fomentar o uso de metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e resolução de problemas, transformando o ensino numa experiência prática e contextualizada. Os efeitos esperados incluem a modernização dos materiais didáticos, com a criação de recursos digitais inovadores, e a adoção de procedimentos que promovam maior envolvimento dos alunos, preparando-os para os desafios de uma sociedade digital.

Conteúdos

Introdução às Tecnologias Emergentes no Ensino (6h) ●Panorama das tecnologias emergentes na educação. ●Importância da robótica, realidade aumentada e IA generativa no ensino profissional. ●Impacto dos Centros Tecnológicos Especializados na modernização das práticas pedagógicas. Robótica educativa: Princípios e Aplicações (10h) ●Fundamentos da robótica e as suas aplicações no ensino. ●Programação de robôs com ferramentas educativas (p.e., Arduino, LEGO Mindstorms). ●Desenvolvimento de atividades práticas com robótica para resolução de problemas. Realidade Aumentada (RA) no Ensino (10h) ●Conceitos básicos de RA e diferenciação de outras tecnologias imersivas. ●Ferramentas para criação de experiências de RA (e.g., Unity, apps educativas). ●Desenvolvimento de materiais didáticos interativos utilizando RA. Inteligência Artificial Generativa no Ensino (10h) ●Introdução à IA generativa: conceitos e aplicações. ●Exploração de ferramentas baseadas em IA (p.e., ChatGPT, DALL·E). ●Criação de conteúdos didáticos inovadores e personalização da aprendizagem com IA. Integração destas Tecnologias no Ensino Profissional (8h) ●Metodologias ativas e abordagens baseadas em projetos com tecnologias emergentes. ●Planificação de atividades integradas: robótica, RA e IAGen. ●Estudos de caso e boas práticas em escolas com Centros Tecnológicos Especializados já instalados. Avaliação e Sustentabilidade (6h) ●Avaliação do impacto das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. ●Sustentabilidade e atualização contínua dos materiais e práticas. Reflexão coletiva e planificação de ações futuras.

Metodologias

Presencial: Introdução e Sensibilização (2h): Apresentação da ação e discussão inicial sobre tecnologias emergentes no ensino. Demonstrações Práticas (7h): Exploração guiada de ferramentas de robótica, realidade aumentada e IA generativa. Atividades Práticas (10h): Desenvolvimento de projetos com robótica, criação de materiais com RA e uso de IA generativa em atividades pedagógicas. Planeamento Pedagógico (4h): Elaboração de planos de aula e simulação de atividades com feedback entre pares. Avaliação Presencial (2h): Apresentação dos projetos e reflexão coletiva sobre a sua aplicabilidade. Trabalho Autónomo: Estudo Dirigido (6h): Leitura de materiais teóricos, vídeos tutoriais e estudos de caso. Atividades Autónomas (12h): Criação de protótipos com RA, IAGen ou robótica e partilha numa plataforma digital. Planificação Final (7h): Elaboração de planos de aula e uma reflexão crítica sobre a aplicação prática.

Avaliação

A) Participação na ação (contributos; intervenção nas sessões). B) Trabalhos/produtos desenvolvidos (observação de práticas; portefólio de exercícios; plano de trabalho individual; Aplicação de competências ao contexto - plano de intervenção; avaliação de práticas e materiais de apoio; (re)construção de unidades didáticas). C) Reflexão individual sobre o percurso formativo desenvolvido. A Classificação de cada formando será realizada por níveis de desempenho na escala de 1 a 10.

Bibliografia

Algoritmia, Programação e Robótica - com a TI-Nspire CX II-T Edição: 2019 ISBN: 978-972-722-898-0 Editora: FCADescobrindo o Potencial do ChatGPT em Sala de Aula Guia para professores e alunos ISBN: 9789893774120 Edição: 2024 Editor: LisbonPress

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 25/26 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 10/10/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Critérios gerais de seleção de formandos: 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 25/26 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 10/10/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Formador

Paulo Jorge Nogueira Torcato

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-10-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 18-10-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 22-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
4 29-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
5 12-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 26-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 10-12-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 13-12-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 18-10-2025
Fim: 13-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136132/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde/Online

INSCREVER-ME