454

Educação e Formação em Contexto Profissional e de Adultos turma 62_2526_P2030

Apresentação

Este curso permite-lhe integrar equipas de Centros Qualifica; coordenar projetos e atividades de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária de forma a Planear, desenvolver e avaliar atividades educativas específicas para pessoas adultas e de cursos profissionais bem como acompanhar e mediar os seus processos de reconhecimento pessoal e social de saberes e competências, ajudando a tornar bem-sucedidas as suas transições e mudanças ao longo da vida e a integrar no mercado de trabalho.

Destinatários

Professores do 3º CEB e Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º CEB e Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Conhecer o enquadramento da Educação e Formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação atual em Portugal; • Conhecer o enquadramento do ensino profissional, suas características, possibilidades, saídas profissionais, formação, prática e em contexto de simulação e de empresa; • Analisar os diferentes contextos de aprendizagem; • Desenvolver atividades relativas aos processos de mediação educativa de adultos, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida; • Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos de cursos EFA e processos de RVCC; • Distinguir os momentos e as mudanças cruciais ocorridas nas políticas e práticas de educação e formação Profissional; • Indicar as características do processo de aprendizagem ativa ; • Diferenciar as teorias de aprendizagem; • Reconhecer o conceito de aprendizagem de adultos; • Reconhecer importância do Programa Qualifica e respetivos objetivos e metas; • Identificar os principais instrumentos e estruturas do SN de Qualificações;

Conteúdos

1. INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS A atualidade do conceito de Educação e Formação de Adultos A atualidade do que é a resposta de educação e formação com o ensino profissional A Aprendizagem ao longo da vida O Processo de Aprendizagem 2. EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Introdução à Andragogia na Educação e Formação de Adultos O modelo Andragógico VS o modelo pedagógico Os Princípios de Andragogia de Lindeman As Dimensões Andragógicas O Papel de facilitador da aprendizagem em contexto ativo As estratégias Andragógicas 3. CENTROS QUALIFICA A Educação e Formação de Adultos em Portugal Os Centros Qualifica O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências 4. CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL Princípios orientadores do ensino profissional Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) Cursos EFA de Nível Secundário Referenciais de Competências-Chave Referenciais Profissionais da ANQUEP 5. EDUCAÇÃO E ENSINO PROFISSIONAL: CASOS PRÁTICOS Métodos de ensino e de aprendizagem ativos A avaliação nos modelos educativos para públicos adultos e de contexto profissional Planificar em educação e formação Modelos de cenários de aprendizagem 6. PROJETO FINAL

Metodologias

• O curso decorrerá em ambiente e-learning e com o apoio do MOODLE • O curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo; • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas; • Aceda a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da marcação. • Os materiais são todos disponibilizados no Moodle da ação.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua

Bibliografia

Canário, Rui & Cabrito, Belmiro (2005).Educação e Formação de Adultos: mutações e divergências. Lisboa: EducaCaracterização do Ensino e Formação Profissional em Portugal, EDULOG, 2019https://catalogo.anqep.gov.pt/documentosTecnicos

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos: 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 25/26 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 10/10/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Critérios gerais de seleção de formandos: 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 25/26 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 10/10/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Formador

José Manuel Pais Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-04-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
2 08-05-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 15-05-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 22-05-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 29-05-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 05-06-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 12-06-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 19-06-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
Início: 24-04-2026
Fim: 19-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-133112/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor

INSCREVER-ME